Sou um fã de empresas que tem um posicionamento radical. E vagando por aqui, vi um exemplo muito bacana de posicionamento. A marca de energético GURU desenvolveu uma campanha chamada: "Clean Energy For Dirty Minds" (algo como Energia Limpa para Mentes Sujas). A criação é da Virtue Worldwide. Acho sensacional. Causa estranheza e um espanto ao ler. Ambientado de forma a mostrar um clima de pegação, de uma 'revolta alegre', de um estilo sexy beirando a irresponsabilidade tipicamente jovem. O produto? "100% natural" para “mentes sujas”.
Marty Neumeier, autor dos livros The Brand Gap e ZAG, afirma que o posicionamento radical é um caminho ousado, mas com atalhos para se conseguir entrar na mente do consumidor. E observando essa campanha, a ousadia é um elemento importantíssimo que cria a identidade e a linguagem na comunicação. Quando a empresa adota um posicionamento, ele precisa ser mostrado em todos os pontos de contato. Os stakeholders precisam captar o que a empresa diz.
Ser radical é algo que tem um risco, não é fácil de se fazer e gera muito estudo e pesquisa mercadológica, no entanto quando se chega ao insight você opta por seguir adiante ou não. É uma decisão que não tem que ter volta. Ao adotar um posicionamento, para retirá-lo da forma como as pessoas conhecem você é difícil.
Lembro-me e faço uma ligação com o Marketing Pessoal. Na FGV tem uma aluna que fez uma revira-volta (muito positiva) em seu estilo, em sua apresentação e sua forma de vestir. Engraçado lembrar que eu nao tô me recordando do antes, de tão radical que foi esta mudança. Isso é um posicionamento radical, você ser tão diferente (neste caso para melhor, sem chocar) que as pessoas lembram de você: "Ah, é aquela bebida das mentes sujas." "Ei esse comercial é sacana."
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