Em ambiente de crise a internet surgiu como uma das grandes mídias de baixo custo, investimento relativo comparados a outras mídias. Na meio e mensagem de 13 de Abril, saiu uma matéria focada em mídias sociais e internet. Na matéria saída no jornal, uma pesquisa foi realizada pelo Instituto Ibope Nielsen On Line que detectou que há 1 ano atrás o Twitter tinha 600 mil seguidores e hoje mais de 6 Milhões, um aumento surpreendente para uma mídia que nasceu há pouco mais de 18 meses, praticamente. Modinha? Acredito que não.
Fui muito reticente ao começar a usar o Twitter (@pauloperes), por achar mais uma, modinha juvenil, mas comecei a ver o que podíamos extrair de bom, (como hoje extraio do Orkut). Seth Godin diz que este é a maneira mais fácil de fazer um Focus Group sem a presença de participantes - mais outro ponto para a internet.
Em matéria recente do famoso site de tendências Trend Hunter, matéria de capa indica a força do Twitter quando usado por celebridades. Oprah Winfrey 4 dias após ter anunciado sua entrada no Twitter, angariou nada mais nada menos que 3 mihões de seguidores. É ou não é fascinante isto? Por aqui, os profissionais de marketing e publicidade já atentaram para isto. Em notícia recente veiculado em vários canais, o técnico do Cortinthians Mano Menezes anunciou sua entrada no microblog, aqui.
Voltando ao Trend Hunter, no site é possível observar pessoas, eventos, notícias, ações de marketing que usaram o Twitter como mecanismo de projeção. Vale a leitura, aqui.
O mais legal em usar o twitter é sua capacidade de ser útil para fins profissionais. Para mim, serve quando quero me atualizar de forma mais rápida do que no Google Reader. Seguir as pessoas certas é a chave.
A Publicidade mundial, acredito que a internet precisava, desde sua "fundação", de uma prova para empresários e microempresários, para mostrar sua eficiência. O Twitter é uma forma devido a sua mensurabilidade, como o Google Analytics, entre outros softwares e mecaniscos como o W3C para acompanhar fielmente seus investimentos paulatinamente. Por isso, acredite nas novas mídias, mas use-as de maneira racional.
Abaixo um Video do Jeremy Gutsche, Chief Trend Hunter do site.
Um comentário:
É isso ai.
Acho que é importante pensar em mídias sociais, mas sempre destacar a relevância antes de tudo.
Quando o Second Life estourou, toda empresa queria participar, mas muita sem saber como ou sem ter essa necessidade.
A mesma coisa acontece hoje com o Orkut. O que não faltam são profiles e comunidades de empresas às moscas, que não conversam com seus clientes. De que vale isso? É como abrir uma loja de doces e não ter ninguém no balcão pra te atender. O cliente não volta.
O Twitter está crescendo absurdamente e, acredito, veio para ficar por um bom tempo. Mas já é perceptível que quando uma mídia social chega ao mainstream ela confunde sua funcionalidade - o que não chega a ser ruim - e confunde também os anunciantes.
Já dei alguns unfollows em empresas que não souberam usar ou esqueceram que tinham conta no Twitter.
Abraços.
Postar um comentário