segunda-feira, maio 12, 2008

Como reverter? Caso Viral Cia. Atlética

Vídeo “gordos” da DM9 para a Cia. Atlética divide opiniões

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O recém-publicado vídeo “Gordos” da DM9 para a Cia Atlética. Fizeram o vídeo com uma sacada criativa relacionada à lei Cidade Limpa, que proíbe a mídia exterior na cidade de São Paulo. Então pelo tamanho, pessoas obesas, com marcas estampadas na camisa poderiam ser consideradas esse tipo de mídia. Gravaram um vídeo, no estilo pegadinha, com dois atores se passando pela fiscalização da prefeitura dando multas para essas pessoas.

O vídeo que estava aqui foi retirado do You Tube no início da tarde de hoje (08/05).
Você pode conferir o vídeo nesta página não-oficial criada contra à ação. (09/05)

Ok, a sacada é muito boa, mas deixou uma margem enorme pra críticas.

A mensagem que o vídeo passa é a seguinte: “Meu filho, tu é um gordo, parece um outdoor, vai pra Cia Atlética resolver teu problema”. Alguns podem levar na esportiva, outros não. Nem todo mundo aceita ser ridicularizado que tirem sarro de suas características físicas. E na internet, não tem espaço para o “nem todo mundo”.

Como você vai explicar pra alguém que acusa o vídeo de ser preconceituoso e desrespeitoso? “Ah, é uma brincadeirinha gente, vamos ter um pouco de bom humor”.

A divisão de opiniões pode ser observada não só no You Tube, mas também no Update or Dienesse outro post aqui. (onde saiu primeiro) e nesse outro post aqui. E no Blogcitário.

Transcrevo aqui um post do site SIM VIRAL, especializado em conteúdo viral e digital.


Comentário

Levando em conta que a internet é um meio que se assemelha ao brasileiro, pois tem memória fraca, ela se diferencia no quesito registro. Um vez publicada uma matéria acerca de um assunto este fica registrado e possível de ser acessado por qualquer um interessado. Melhor que a memória do brasileiro. (rs)

E neste caso da Atlética, talvez não venha a ter tantas proporções, já que imagino que o tempo de exposição deste viral tenha sido muito curto para haver um burburinho que pudesse afetar e atingir muitos leitores.

No entanto, e aqueles que ficaram sabendo desse viral? Aqueles que viram e se sentiram ofendidos, por terem alguns quilinhos a mais? E pior aqueles que são magros mas que de alguma forma não gostaram a conduta da empresa? Como reverter?

Acredito que como foi um caso quase que 'isolado', onde apenas 'alguns' blogs mencionaram e a repercussão não foi tanta (para o grande público), a atitude por conta da agência desculpando-se pode surtir um efeito mais "do deixa disso", mais amenizadora, não reconcialiarora. Melhor do que se fosse à público aí o efeito seria contrário, provocando curiosidade daqueles que não viram.

Mas o que não me intriga foi a atitude em permitir esse tipo de abordagem justamente com consumidores, mesmo que os 'abordados' não fossem diretamente clientes, mas a imagem elaborada dessa ação saiu pela culatra justamente por eles tentarem vender algo puramente sem conteúdo, apenas pela gozação alheia. Que coisa!?

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