sexta-feira, julho 20, 2012

O que é Inovação Reversa? por Vijay Govindarajan




Vijay Govindarajan : Historicamente, multi-nacionais inovaram nos países ricos e vendiam os produtos nos países pobres. Inovação reversa está fazendo exatamente o oposto. É sobre inovação em países pobres e trazer esses produtos para países ricos. Este é o tipo de contra-intuitivo. É perfeitamente lógico para entender por que um homem pobre que quer produto de um homem rico. O homem rico está dirigindo um carro, o homem pobre quer um carro. Homem rico tem um telefone celular, o homem pobre quer um telefone celular. Não é lógico  ver por que um homem rico que quer produto de um homem pobre. Isto é o que a inovação reversa é tudo.


Inovação Reversa tem duas partes: uma é que você tem que inovar em países pobres e em seguida, trazer essas inovações em países ricos. E por isso é necessário? É necessário porque se você der uma olhada na renda per capita, por exemplo, em um país pobre como a Índia, é US $ 1.000. A renda per capita os EUA é de US $ 50.000. Você não pode ter um produto que é criado para América Central, onde o mercado de massa da renda per capita é de R $ 50.000 e ir e adaptá-lo e esperamos capturar meio Índia, onde o mercado de massa da renda per capita é de R $ 1.000. Você tem que inovar. Porque nos países ricos, imagine que existe uma pessoa que tem US $ 1.000 para gastar. Nos países pobres, há 1.000 pessoas cada um tem R $ 1,00 para gastar. O consumo total é de R $ 1.000, mas a estrutura de demanda fundamental há muito, muito diferente. Portanto, é preciso inovar. E o que também acontece é que, nos países ricos, o paradigma da inovação é, você gasta mais dinheiro e inova; vimos isto na indústria dos cuidados de saúde em os EUA. Considerando que, nos países pobres, você tem que gastar menos para inovar, porque eles não tem muitos recursos, você tem que fazer mais com menos para muita gente. Temos que mudar o nosso paradigma de inovação de valor para o dinheiro de valor para muitos. E o valor para muitos implica inovação frugal; pensamento frugal. Portanto, a maior oportunidade para as corporações americanas daqui para frente é a noção de inovação reversa - a oportunidade que existe para inovar em países pobres e, em seguida, trazer de volta essas inovações para os países ricos

Um comentário:

Marcio Okabe disse...

Olá Paulo,
Adoro a forma como o Vijay coloca de forma simples, conceitos complexos.
Fiz um post e te citei.
http://marciookabe.com.br/inovacao/estrategia-das-3-caixas-para-inovacao/

Abraços,
MarcioOkabe.com.br