terça-feira, março 15, 2011

Magia x facilidade


 
"Steve Jobs é o responsável por matar a indústria da música” foi com essa frase que Bon Jovi terminou a entrevista dada a Revista Sunday Times Magazine. Ele indaga que: 


“As crianças de hoje perderam a experiência de colocar os fones de ouvido, aumentar o volume ao máximo, segurar a capa do CD, fechar os olhos e se perder em um álbum; e a beleza de pegar a mesada e tomar uma decisão baseada na capa, sem saber como o álbum vai soar, e olhar para um monte de imagens paradas e imaginar.”
Essa declaração do Bon Jovi, é algo que me faz pensar sobre a dualidade da Apple, entre oferecer experiências de um lado - talvez em benefício próprio, contra um postura de pensamento até rídigda, em relação a usabilidade dos seus produtos. E até sua posição no mercado.

Seria uma maneira de pensar: "Vamos oferecer experiências. Sejamos rígidos. O mercado que se dane." Ou haveria um pouco mais de ponderação na criação de novos serviços. Por exemplo, na minha opinião a vinda do Ipad 2 não deixa de ser uma jogada de marketing, pura bufunfa que Steve quer pôr no bolso. Ainda mais com os boatos do Ipad 3 ser lançado antes do final do ano. Enfim, é um recurso, o tablet, que poderia ter uma ciclo de vida maior e pior, não houveram grandes avanços. Ou seja, será compramos apenas a "marca"?

Bem, sobre a magia. Confesso que diminuiu as vezes que vou numa loja de cd ou que compro LP. Fato. A vinda do mp3 ajudou isso acontecer. Talvez Steve Jobs deu um empurrãozinho para que esta magia se diminuisse. Quem nunca comprou um CD pelo encarte ou pela caixa?

Na internet, no computador, nós nos relacionamos com um bem físico, uma tecnologia, para termos a experiência. É como se ela fosse uma intermediadora. No caso do CD e do LP, é direto. Toque físico prevalece. Sensação visual, tátil e até olfativa.

Isso tudo me faz pensar:
Magia = busca/inspiração = pensar/saída de sua zona
Facilidade = "estar pronto" = não pensar, apenas agir.
Será que pensamos menos e queremos mais experiências momentâneas, do que buscar/pensar/refletir e ter experiências mais duradouras? 

Sei que  toda essa conversa perpassa por questões ambientais (daqui a pouco não terá mais ingresso físico de show será tudo pelo celular), mercadológicas (diminuição de custos, long tail...), entre outras questões, mas deixo a reflexão sobre este pensamento.

Ah, não sou anti-Apple. Tenho um Iphone e estou prestes a comprar um Ipad, mas isso tudo me faz pensar sobre como a marca se posiciona, pensa e oferece seus produtos. Ao contrário do meu irmão que diz: "A Apple é uma algema!".

Se quiser se aprofundar leia  aqui, aqui e aqui.

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