sábado, março 12, 2011

O segredo da Apple. Você escuta o seu consumidor?



Muito interessante o que o Guy Kawasaki - um ex-funcionário da Apple, comentou. (Leia o texto traduzido do video: aqui.)

Acho que ele esclarece de forma simples o que diversos autores comentam sobre desde a criaçao de necessidades, de "foco no cliente", de métodos eficazes (ou não) de focus group. Guy diz que a Apple usa a pesquisa como parâmetro. A pesquisa é o lado esquerdo do cérebro. O lado racional. O lado financeiro. Enquanto que deixa o "feelling", a experiência para o lado direito, justamente o lado Steve Jobs de ser.

Isso é uma dica que pode parecer óbvia, mas muito interessante quando estamos desenvolvendo um planejamento e necessitamos de informações de pesquisa. Nos abastecemos de percepções do consumidor, mas quando percebemos as vezes, através de uma análise de tendências, nem sempre essas percepções estão tão claras, ou "no caminho" do que realmente você (como planejador ou como estrategista de produtos/serviços) pensa.

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