sábado, fevereiro 06, 2010

Super-homem 24hs! Compre essa ideia.

Atitude é importante em qualquer momento.

Em uma apresentação de campanha, em um brainstorm, em qualquer momento da sua vida. Posicionar-se é importante para ser visto e ser ouvido. O mundo respeita aqueles que se posicionam, mesmo que em situações erradas.

Lendo este post do Seth Godin, "The relentless search for "tell me what to do" ( em tradução livre: A busca incessante por "diga-me o que fazer"), me fez pensar na minha atuação tanto como profissional quanto como pessoa. Quando Seth diz:

People are just begging to be told what to do. There are a lot of reasons for this, but I think the biggest one is: "If you tell me what to do, the responsibility for the outcome is yours, not mine. I'm safe." - As pessoas estão apenas implorando para serem ditas o que fazer. Há uma série de razões para isso, mas acho que a maior delas é: "Se você me diz o que fazer, a responsabilidade pelo resultado é sua, não minha. Eu estou seguro".

No dia-dia, quando ligamos o piloto-automático muitas vezes esperamos respostas para os nossos problemas ou esperamos o que fazer daqueles entes superiores que pagam nosso salário. É algo, muitas vezes visto como comum por nós mesmos, afinal eles têm a experiência. (Confesso que eu vejo e sinto um pouco de raiva, seja quando me pego fazendo isso ou uma outra pessoa fazendo de forma descaradamente. É feio. Se envergonhe!)

Posicionar-se como pro-ativo é cada vez mais importante hoje e ficou mais latente quando eu ouvi este podcast da CBN/Mundo Corporativo, com o Thiago Cury -
A influência da qualidade
de vida pessoal no equilíbrio profissional, onde ele menciona a necessidade do colaborador procurar suas próprias motivações diárias e não esperar as 'motivações extrínsecas', que são aquelas dadas pelas empresas, como: reconhecimento em público, dinheiro etc...

Ter atitude hoje em um mundo que "quer que você seja uma engrenagem, substituível sem rosto na gigantesca máquina de produção", (como Godin fala), é mais do que imprescindível. É uma busca premente e incessante por ser 100% sempre, a toda hora e a todo momento.

Ser organizado, ter boas ideias, ser estudioso, saber defender suas ideias, saber absorver conhecimento, saber se posicionar, saber das novas tendências, escrever num blog, postar no twitter, ler sobre negócios, comer comida saudável, fazer dieta, fazer esportes, ser geek, ler sobre economia...o mundo nos cobra 24hs e temos que retribuir trabalhando cada vez mais por menos e sem reclamar.

O mundo é correto? Não. O mundo é mal, mas temos que nos adaptar. Sempre!
Pausa. Pausa. Pausa!

Ser um super-homem é difícil. Fico admirado com aquelas pessoas super-poderosas que têm tempo de twittar, que tem tempo para demonstrar que são 'humanos' e isso me mostra o grau de organização que deve ser a vida destas pessoas. Penso como Carlos Gosnh deve durmir (Presidente da Nissan e da Renault). No time for living.

Deixo como mensagem final uma que ouvi do Michael Porter, na ExpoManagment2008: Não seja o melhor, seja único.

Trabalhe bastante para ser reconhecido pelos seus resultados. Não precisa ser o melhor, mas tente se posicionar, tente se mostrar mais confiante no que fala e em como olha. Só seja único. Ser o único também se faz lembrado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, muito rico em conteúdo!Visitem o nosso blog tbm, espero que gostem:
http://www.abczdigital.com.br/wordpress

Um grande abraço!