sexta-feira, janeiro 29, 2010

Os comerciais Super Bowl 2010 - Diferenciação Conceitual

O Super Bowl sempre foi uma vitrine de comerciais para o mundo. E isso faz com que os comerciais tenham uma maior projeção, e quando vejo, comerciais que mostram diferenciais sejam na linguagem ou no conceito.

Fiz um copy de um post super interessante do Nuno Miranda com alguns teasers que vão aparecer no Super Bowl 2010. Vale assistir todos e perceber que não são apenas comerciais 'criativosos', eles têm algo mesmo que as esdruxulo, mas acreditam que ajuda da fazer um diferença na hora da lembrança.



Para a semana, dia 7 de Fevereiro realiza-se o Super Bowl, o jogo final da liga de Futebol Americano (NFL) e o maior evento desportivo dos Estados Unidos, veiculado pela rede CBS. Apesar de o evento ser esperado por muitos amantes de desporto, a verdade é que tornou-se palco de uma disputa acirrada entre grandes marcas para lançarem as suas campanhas e spots publicitários.

Trata-se do espaço mais caro do mundo, onde uma veiculação de 30 segundos chega aos 3 milhões de dólares. Não é para menos, o evento acaba de quebrar o recorde com 100 milhões de telespectadores. E neste momento existem já grandes marcas a lançar as suas campanhas bem antes do evento começar. Técnica de buzz.

Mas o que é que devemos esperar do Super Bowl 2010?
Segue um lista do que é mais importante reter:

- Spot banido da GoDaddy (mais um!). E também um teaser :


- Coca-Cola anunciando que terá o Sr. Burns do Simpsons no seu comercial e que deseja utilizar o Facebook como meio de apoio para campanha social;

- Os finalistas do Crash The Super Bowl, da Doritos;

- Pepsi passados 23 anos de parceria com o Super Bowl, abandona o evento para investir 20 milhões em uma campanha social;

- A Audi apresentando a sua Green Police;

- A Kia dando uma prévia do que será o seu spot para o Kia Sorento;

- A Flo TV apresenta uma ideia do que será a sua estreia no Super Bowl;

- A Boost Mobile lançou uma série de teasers do seu “The Boost Mobile Shuffle”, parte da campanha Unwronged, trazendo consigo alguns jogadores do Chicago Bears de 1985, mostrando que há 25 anos atrás eles fizeram história ao lançar um vídeo com uma música para o “big game” que tornou-se um clássico. A idéia é mostrar que os anos se passaram e eles estão prontos para fazer tudo de novo.

- A Bud Light abandonando a sua campanha “Drinkability”, pois segundo a marca, o ROI estava a ser bastante negativo . Mas a marca já garantiu um espaço de 5 minutos durante o evento, tornando-se novamente a marca que mais gastou no Super Bowl;

- A polémica do spot anti aborto da organização evangélica cristã Focus on the Family. O anúncio salienta uma antiga decisão da senhora Pam, mãe de Tim Tebow, quarterback dos Florida Gators e estrela da NFL, que apesar de ter sido aconselhada pelos médicos a fazer um aborto, decidiu levar a gravidez até ao fim, permitindo que hoje, milhões de americanos possam ficar deslumbrados com as fantásticas jogadas de Tim Tebow;

- A possibilidade de um spot defendendo o casamento gay;

- Miller High Life com a sua campanha Little Guys at the “Big Game”;

- Papa John’s lançou um vídeo com a estrela Tony Dungy apresentando a promoção “Take it to the House, que ganhará forças com um comercial durante o evento.

- Monster.com dando emprego ao Boogeyman;

- CareerBuilder com opções através do Hire My TV Ad Contest;

- A Denny’s lançando um teaser do seu comercial “Chicken Warning”:

- Os bebês da E*Trade estão de volta;

- Dr. Pepper apostando na parceria com a banda KISS;

- A Dockers soltou um teaser do seu bizarro “Shazam this man”:

- A Intel voltando após mais de uma década;

- A Volkswagen apresentando a sua nova campanha Punch Dub, que contará com um spot de 30 segundos pelo comediante Tracy Morgan.

- A Bridgestone lançou alguns behind the scenes de suas produções e 2 teasers dos comerciais que serão veiculados – o “Your tires or your life” e “Whale of a tale”:

Outras grandes marcas como Hyundai, Motorola, Mars, Dodge, EA e muito mais, também farão parte dos intervalos do Super Bowl, mas resolveram deixar suas campanhas por enquanto anónimas.

Nenhum comentário: