Saiu na Meio e Mensagem uma matéria indicando que a MTV fez um dossiê que indicava um estudo feito jovens das classes de A a C, de 12 a 30 anos, realizado pelo Datafolha, para observar o quanto os jovens estão (e são) eco-conscientes. Se tudo o que a juventude atual anda pregando e lutando é realmente verdadeiro ou puro fogo de palha. Fato é que o resultado apresentado indica que os jovens apenas tem uma postura preocupada, mas que de fato não sabe ou não pratica atos que visam a preservação ambiental ou tenha um cunho sócio-ambiental sustentável. Isso curiosamente foi retratado em uma matéria no Fantástico há algumas semanas atrás, mas com menor relevação. No entanto me pergunto, será que o público deveria realmente saber?
Leia Matéria abaixo.
Falando nisso, recentemente a Quest Consultoria, à pedido da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), fez uma pesquisa Top Of Mind em várias cidades do país e uma das perguntas do questionário perguntava: Você lembra de uma marca que a o Meio Ambiente? Supresa foi que mais de 39% não lembravam, 7% Petrobrás, 6% OMO. Isso indica que existe um grande caminho a percorrer por marcas que querem associar este tema ao seu posicionamento, além de que existe um caminho longo para pavimentar o sentido e o significado do que é Sustentabilidade. E aí, você sabe o que é Sustentabilidade? E parece que o termo é até amplo, tem sustentabilidade social, ambiental...
Dossiê MTV mostra jovem pouco eco-consciente
Apenas 17% do público aparece como comprometido com a causa do meio ambiente. Seis em cada dez jovens das classes de A a C não sabem definir sustentabilidade
A MTV Brasil lotou um dos grandes teatro de São Paulo na manhã desta terça-feira, 9, para apresentação ao mercado da quarta edição de seu estudo Dossiê Universo Jovem, já antecipado por M&M Online (leia aqui). O estudo foi feito com jovens das classes de A a C, de 12 a 30 anos, e realizado pelo Datafolha (fase quantitativa, com 2,5 mil entrevistas) e AArtedaMarca (fase qualitativa, coordenação e análise geral), em nove mercados, entre abril e maio deste ano. O meio ambiente foi um dos temas abordados pelo estudo - entre vários tantos outros aspectos da vida e hábitos dos jovens, enumerados no Dossiê -, e a sustentabilidade foi escolhida como assunto para o filme de 50 minutos montado a partir de entrevistas e exibido no evento da MTV Brasil. Após a exibição, o escritor, professor, filósofo e palestrante Mário Sergio Cortella fez uma análise do comportamento do jovem e apontou aspectos para os quais tanto os pais quanto os profissionais de comunicação de um modo geral devem estar atentos ao lidar com este público.
Sobre a questão do meio ambiente, o levantamento mostrou que seis entre cada dez jovens não sabem dizer o que é sustentabilidade. Ainda, identificou diferentes perfis quanto à maneira de o jovem encarar o seu papel diante da urgência da preservação. Chama a atenção a imensa parcela deste público que não está assim tão engajada quanto ao papel importante que cada um tem para a preservação do planeta. Os perfis identificados entre os entrevistados dividem-se entre eco-alienados, intuitivos, refratários, teóricos e comprometidos - este último grupo, consciente e que admite fazer o que está a seu alcance, abrange somente 17% do público. Ou seja, conforme lembrou Cortella em sua dissertação, há necessidade de se refazer o trabalho de conscientização na mídia. "É preciso criar desejo pela causa; precisamos querer que tudo isso seja querido", disse , pois há na chamada nova geração toda uma falta de preocupação com as gerações futuras. "O trabalho do Dossiê é nos fazer pensar", afirmou o escritor.
De acordo com José Wilson Fonseca, diretor superintentdente da MTV, o conceito de sustentabilidade já permeia toda a programação da emissora, e a tendência é que esta presença se amplie mais ainda a partir de agora.
Foto do artista Storm Thorgerson
Nenhum comentário:
Postar um comentário