O Bluetooth já está presente em grande parte dos celulares vendidos atualmente. Trata-se de uma tecnologia que oferece o envio e o recebimento de conteúdos diversos, totalmente grátis, já que não necessita de nenhuma operadora de telefonia celular para se conectar.
A novidade tem criado muita expectativa entre profissionais do mercado publicitário, já que é uma ferramenta em conta e com grande potencial de divulgação. Para o empresário, o advento do bluetooth marketing (terminologia designada para a divulgação de produtos por meio dessa tecnologia) está ampliando os horizontes da publicidade.
"As pessoas estão cada vez menos suscetíveis de serem impactadas por campanhas publicitárias. Se os anunciantes não criarem algo que aborde o consumidor por diferentes meios, mídias e ocasiões, de maneira criativa e interessante, há grandes possibilidades de que não obtenham o retorno esperado", avisa o empresário Guilherme Inácio, da agência de publicidade Divulga Brasil.
Como funciona
O bluetooth é um padrão para comunicação sem fio, de baixo custo e curto alcance. Com ele, a comunicação é realizada por meio de ondas de rádio na freqüência de 2.4 GHz, entre aparelhos eletrônicos (telefones, palmtops, computadores, scanners, impressoras, equipamentos de escritório, entre outros) que possuam essa tecnologia.
Ele conta com dispositivos inteligentes (chips) que enviam o conteúdo para os celulares. Ao Brasil, chegou com força e promete ser a nova febre do mercado publicitário, já registrando franca expansão. "A tendência, para daqui a alguns anos, é uma aplicação muito mais abrangente do dispositivo", prevê Inácio, ao citar um estudo do MIT (Massachussets Institute of Technology), que aponta que, até 2010, cada pessoa terá vários produtos interconectados.
A interconexão é chamada de PAN (Personal Área Network). "Trata-se de uma rede pessoal, que interconecta todos os equipamentos e dispositivos de uso pessoal ou de propriedade do usuário", diz. Em outras palavras, eletrodomésticos, laptops, PCs, celulares e relógios, em breve, poderão interagir entre si, como se estivéssemos em um filme de ficção científica. "Os efeitos ainda são teóricos, mas existe um potencial de aplicações que não pode ser menosprezado, principalmente na área de comunicação."
Fonte: Infomoney
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