Blog c/ pensamentos sobre: branding, planejamento, marketing, gestão e o dia-dia. ...Significado de abrandar: v.t. Tornar brando. Fig. Suavizar: abrandar mágoas. Serenar. V. i. Tornar-se brando, menos intenso
quarta-feira, fevereiro 27, 2008
Branded Entertainment da Embelleze
Assistit hoje a TV pecebemos algumas coisas, alguns formatos novos de exposição da marca.
Porém hoje quero enfocar uma que eu acho uma ótima estratégia permanente de exposição de marca/produto para a Embelleze. Refiro-me ao quadro no Video Show, chamado se não me engano Transformação. É uma pena não ter nada que exemplifique no site da globo.
Porém, este quadro acho fantástico porque ele se inseriu aparentemente como um merchandising, no entanto se transformou em um Branded Entertainment (com proporções menores), mas de tla forma que virou um ritual, algo presente e que saberemos que vai acontecer. É como saber que todo domingo teremos a presença ilustre do nosso amigo Fausto Silva, no Domingão do Faustão.
E acho tão importante esse formato porque se insere no cotidiano do telespectador, como se fosse um 'mini programa' para a Embelleze, que de uma certa forma conversa com o público que compra seus produtos.
Realço aqui a leitura do livro Brand Sense de Martin Lindstrom, que de uma forma fácil e didática expõe essa estratégia. E quando a marca vira um ritual ele se ganha a mente definitivamente na mente dos consumidores e ganha um lugar cativo.
Para visitar: Sinopse do Livro - IFD
Significado Branded Entertainment
Pesquisa: o uso da Internet para formação e lembrança de marca
Pesquisa: o uso da Internet para formação e lembrança de marca - Get more free documents
Aqui vai uma pesquisa desenvolvida pela Google, no Brasil para identificar melhor o grau de lembrança de marca cada tipo de mídia, como sites de video, redes de relacionamentos, tv etc.
Foi apresentado ano passado no evento Google Brasil, "Inovações em Branding Online".
Vale como ferramenta para identificar melhores maneiras de se anunciar e segmentar melhor mercados, através da internet que hoje é um modo 'mais barato' de promover sua marca e empresa.
Porém algo que me pergunto é esta pesquisa é importante como referência, já que segundo a pesquisa, apenas foram entrevistas 600 pessoas. É um tanto quanto quantitativa demais para um mercado que vem crescendo mais do que em países desenvolvidos, sem falar que o brasileiro é um dos consumidores que mais passa tempo navegando.
Smartphone "verde"
Saiu no G1 um Smartphone feito de Bambu. Criado pelo designer Michael Laut, o aparelho tem como objetivo não só criar um design mais “natural” – na contramão da tendência atual, que pede layouts futuristas e sofisticados – como também incentivar o uso de recursos sustentáveis e menos agressivos à natureza. De quebra, o Chute é mais leve e resistente do que seus “irmãos” feitos de plástico e metal.
É uma bela iniciativa para estimular menos recursos que agridam o meio-ambiente. Porém acredito que a bateria do celuar (e este se inlcue) ainda seja algo que provoque arrepios nos ecologistas, já que ainda não descobriram maneiras sustentáveis e ecologicamente corretas para desenvolver uma bateria 'verde'.
De qualquer modo, fica o bom exemplo. Quem sabe não possamos criar um com a matéria-prima da cana ou outro matérial.
sábado, fevereiro 23, 2008
ZAAD: para o mercado masculino de luxo
O Boticário - maior franquia de cosméticos e perfumaria do mundo - traz para o mercado o primeiro eau de parfum masculino da marca. Desenvolvido para homens sedutores que gostam de fragrâncias sofisticadas e marcantes, o Zaad - que significa a Semente dos Sonhos - foi desenvolvido pelo renomado perfumista Thierry Bessard, que imprimiu sofisticação e masculinidade às suas notas, criando uma fragrância rica, exclusiva e inovadora formada por matérias-primas de diversas partes do mundo. O perfume já está disponível nas 22 lojas do Boticário em Campinas.
A embalagem de Zaad é a materialização da sofisticação e da masculinidade que caracterizam sua fragrância. Uma composição elegante e moderna, que traz o espírito de ousadia e a busca pelo equilíbrio e a paz, valorizando ainda mais o produto. Para o lançamento do Zaad, o Boticário investiu R$ 4,5 milhões em desenvolvimento, pesquisas e campanhas de mídia impressa, TV e internet. “Com Zaad a marca ampliará sua participação no mercado de luxo, em expansão no Brasil, oferecendo aos consumidores masculinos um perfume especialmente elaborado para eles”, enfatiza Tatiana Ponce, Gerente Nacional de Mercado e Consumo.
Para desenvolver a novidade, o Boticário realizou duas grandes pesquisas: uma qualitativa e outra quantitativa. A primeira verificou a aceitação de conceito e design de embalagem, totalmente aprovados. Na pesquisa quantitativa, 720 homens utilizaram o produto no dia a dia e escolheram a melhor fragrância. Eles também aprovaram o marca Zaad.
O lançamento de Zaad dá continuidade ao trabalho iniciado no o ano passado com lançamento do perfume feminino Lily Essence - primeiro eau de parfum da marca, que resgatou uma técnica artesanal de extração de óleos essenciais de flores já extinta no mundo, a enfleurage.
A sofisticação do homem traduzida na fragrânciaZaad foi criado a partir da união de matérias-primas especiais de diversas partes do mundo e simboliza que a relação de paz e amor entre os povos é possível. O perfume é a interpretação da verdadeira essência de um homem sedutor que nunca desiste dos seus sonhos, acredita em si e na transformação de um mundo melhor.
O perfumista Thierry Bessard, da Givaudan, foi o criador da fragrância, cuja família olfativa é amadeirada especiada aromática. Esta fragrância traz o frescor especiado do coriandro da Rússia combinado ao pragmatismo do cedro dos Estados Unidos. As notas aromáticas e cítricas de saída relembram a alegria da latinidade do povo mediterrâneo. A fragrância também contém a presença marcante do patchouly, o colorido da noz moscada da Indonésia e Golden Chain Orchid das Filipinas, além da presença do captivo Serenolide, um musk de alta performance.
O frasco de Zaad, uma criação do designer francês Juan Carlos Rustarazzo é a materialização da sofisticação e da masculinidade que caracterizam sua fragrância. A composição dos elementos é elegante e moderna e traz o espírito de ousadia e a busca pelo equilíbrio e a paz, valorizando ainda mais o produto. O cartucho possui abertura central, “este detalhe propõe uma nova solução, numa ousadia digna do homem Zaad e cria a harmonia perfeita entre forma e conteúdo” explica Karine Lotoski, designer da OpusMúltipla.
MercadoO Brasil é o segundo mercado mundial em fragrâncias, atrás apenas dos Estados Unidos. O segundo lugar foi alcançado este ano após subir uma posição em relação a 2006 - ficando à frente da Alemanha, França, Espanha e Itália. Na América Latina, o Brasil é responsável por 53% das vendas. O mercado Latino é promissor com crescimento médio anual de 10%.
Zaad - Preço sugerido: R$ 125,00
domingo, fevereiro 17, 2008
Mercado publicitário aposta em novas tecnologias para fomentar marcas
O Bluetooth já está presente em grande parte dos celulares vendidos atualmente. Trata-se de uma tecnologia que oferece o envio e o recebimento de conteúdos diversos, totalmente grátis, já que não necessita de nenhuma operadora de telefonia celular para se conectar.
A novidade tem criado muita expectativa entre profissionais do mercado publicitário, já que é uma ferramenta em conta e com grande potencial de divulgação. Para o empresário, o advento do bluetooth marketing (terminologia designada para a divulgação de produtos por meio dessa tecnologia) está ampliando os horizontes da publicidade.
"As pessoas estão cada vez menos suscetíveis de serem impactadas por campanhas publicitárias. Se os anunciantes não criarem algo que aborde o consumidor por diferentes meios, mídias e ocasiões, de maneira criativa e interessante, há grandes possibilidades de que não obtenham o retorno esperado", avisa o empresário Guilherme Inácio, da agência de publicidade Divulga Brasil.
Como funciona
O bluetooth é um padrão para comunicação sem fio, de baixo custo e curto alcance. Com ele, a comunicação é realizada por meio de ondas de rádio na freqüência de 2.4 GHz, entre aparelhos eletrônicos (telefones, palmtops, computadores, scanners, impressoras, equipamentos de escritório, entre outros) que possuam essa tecnologia.
Ele conta com dispositivos inteligentes (chips) que enviam o conteúdo para os celulares. Ao Brasil, chegou com força e promete ser a nova febre do mercado publicitário, já registrando franca expansão. "A tendência, para daqui a alguns anos, é uma aplicação muito mais abrangente do dispositivo", prevê Inácio, ao citar um estudo do MIT (Massachussets Institute of Technology), que aponta que, até 2010, cada pessoa terá vários produtos interconectados.
A interconexão é chamada de PAN (Personal Área Network). "Trata-se de uma rede pessoal, que interconecta todos os equipamentos e dispositivos de uso pessoal ou de propriedade do usuário", diz. Em outras palavras, eletrodomésticos, laptops, PCs, celulares e relógios, em breve, poderão interagir entre si, como se estivéssemos em um filme de ficção científica. "Os efeitos ainda são teóricos, mas existe um potencial de aplicações que não pode ser menosprezado, principalmente na área de comunicação."
Fonte: Infomoney
A novidade tem criado muita expectativa entre profissionais do mercado publicitário, já que é uma ferramenta em conta e com grande potencial de divulgação. Para o empresário, o advento do bluetooth marketing (terminologia designada para a divulgação de produtos por meio dessa tecnologia) está ampliando os horizontes da publicidade.
"As pessoas estão cada vez menos suscetíveis de serem impactadas por campanhas publicitárias. Se os anunciantes não criarem algo que aborde o consumidor por diferentes meios, mídias e ocasiões, de maneira criativa e interessante, há grandes possibilidades de que não obtenham o retorno esperado", avisa o empresário Guilherme Inácio, da agência de publicidade Divulga Brasil.
Como funciona
O bluetooth é um padrão para comunicação sem fio, de baixo custo e curto alcance. Com ele, a comunicação é realizada por meio de ondas de rádio na freqüência de 2.4 GHz, entre aparelhos eletrônicos (telefones, palmtops, computadores, scanners, impressoras, equipamentos de escritório, entre outros) que possuam essa tecnologia.
Ele conta com dispositivos inteligentes (chips) que enviam o conteúdo para os celulares. Ao Brasil, chegou com força e promete ser a nova febre do mercado publicitário, já registrando franca expansão. "A tendência, para daqui a alguns anos, é uma aplicação muito mais abrangente do dispositivo", prevê Inácio, ao citar um estudo do MIT (Massachussets Institute of Technology), que aponta que, até 2010, cada pessoa terá vários produtos interconectados.
A interconexão é chamada de PAN (Personal Área Network). "Trata-se de uma rede pessoal, que interconecta todos os equipamentos e dispositivos de uso pessoal ou de propriedade do usuário", diz. Em outras palavras, eletrodomésticos, laptops, PCs, celulares e relógios, em breve, poderão interagir entre si, como se estivéssemos em um filme de ficção científica. "Os efeitos ainda são teóricos, mas existe um potencial de aplicações que não pode ser menosprezado, principalmente na área de comunicação."
Fonte: Infomoney
sábado, fevereiro 16, 2008
Uso do som como diferença sensorial
A DM9DDB tem uma novidade em sua espera telefônica. Bem diferente de qualquer composição polifônica que lembre a trilha sonora de Tetris, o presidente da agência, Sergio Valente, resolveu apostar no talento de um de seus criativos para agradar àqueles que aguardam serem atendidos com o gancho ao pé do ouvido. Quem ligar para a DM9 ouvirá, entre as transferências de chamada, a música “Sendo eu”, que também dá título ao CD da banda Companhia Itinerante, do guitarrista-redator David Bessler. Porém, apesar do incentivo por ter agradado musicalmente o chefe, Bessler declara, sem qualquer dúvida, preferir um Leão, em seu currículo, a um Grammy.
Comentário
Diferenciar-se hoje em dia é um ato cada vez mais obsessivo das empresas, além do lucro. E este exemplo que a DM9 tá implantando na empresa, é uma forma simples de mostrar uma preocupação no atendimento ao cliente. Principalmente aquele que fica esperando do outro lado da linha. E isso invariavelmente (Se a música for boa e estiver num contexto correto com a marca) faz bem à marca e sua construção imagética dentro da cabeça do consumidor ou colaborador.
Temos vários exemplos de uma exploração sonora, como a Intel, o plim plim da Globo, o som das ligações à cobrar, os toques-padrão da Nokia, entre outras formas de construção de uma comunicação. Claro, que estes exemplos estão em outro campo e não do telemarketing, porém ajudam e reforçam aqui a idéia de uma exploração dos sentidos quando se fala em ganhar a mente do consumidor.
O som, é uma forma importante para se explorar. Existem poucos exemplos, porém o 'Sound Branding' tá cada vez tomando corpo e importância também na cadeiras acadêmicas, como é oferecido na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), ampliando a importância dessa ferramenta.
Mas voltando ao telemarketing, no caso, acredito que inserir uma trilha falada ou não, para se aplicar na espera ao telefone, não deve ser tarefa das mais fáceis, pois é interessante escolher a trilha de acordo com uma postura ou imagem que a empresa tem e expressa, seja constantemente ou a cada campanha veiculada. Para unificar uma identidade única na cosntrução de marca. Acredito que se a música deva entrar em sintonia com o que quer ser dito, mas lembrando-se sempre que deve-se respeitar os ouvidos alheios, independente se for eletrônico, jazz, trance, uma mensagem falada ou apenas aquela música-irritante-padrão, que geralmente é uma versão midi de algum clássico. Diferecie-se positivamente e sonoricamente.
Fonte: Portaldapropaganda.com
Assinar:
Postagens (Atom)