segunda-feira, julho 16, 2007

Poderes invisíveis

É, a rotina é um 'ser' que consome e que tem vida própria, pois tem a capacidade de lhe controlar e lhe podar. Ela sempre está no governo daqueles que sentem a sua 'segurança'.

É complicado lhe dar com a rotina em dia como os atuais. A necessidade capitalista de espremer o seu dia voltando-lhe ao trabalho ininterrupto e a segurança financeira e a falsa sensação daqueles que acham que existe a estabilidade de saber que tudo está ali pronto e ao alcance das mãos.


A rotina é um mal-necessário, pois o ser humano precisa se sentir seguro e acolhido por alguma entidade ou situação. E pensando nisso penso se ela não seria, quem sabe, uma das maiores propulsoras nos dias de hoje do progresso?

No entanto sua presença na nossa vida faz nossa relação com o mundo se tornar ínfima e previsível. E como novamente, somos seres com sentimentos e com sensações. Percebemos intuitivamente que este 'sistema ' que nós é imposto, necessita de ajustes diários, que são: um happy hour numa sexta-feira; uma saída mais cedo do trabalho para um cineminha; pegar o carro fim de semana e ir a uma praia; fazer uma trilha;
dar boas gargalhadas depois de não deletar aquele pps que seu amigo lhe enviou com o assunto: lembrei de você; conversar com o porteiro do seu prédio; olhar para o céu procurando formas; ir ao trabalho por um outro caminho; brincar com seu filho no parque; levar sua esposa (ou namorada) a um zoológico; comprar algodão-doce na rua depois do trabalho; ir no teatro em plena segunda-feira ou apenas fazer aquele bom ócio criativo ou simplismente sorrir constantemente.

Existem milhares de maneiras de fugir. Alguns conseguem não se submeter.
Ainda me pergunto se esses personagens sociais, conseguem 'ter controle' sobre o que faz ou horários que precisam cumprir ou tarefas que precisam fazer. Como funcionaria a cabeça de quem não tem rotina? Rotina é disciplina? O que é rotina?

Um comentário:

Anônimo disse...

Teste