terça-feira, maio 03, 2011

Movidos por ideias

Acabo de terminar a leitura do livro do Sandro Magaldi e José Salibi Neto, Movidos Por Ideias. É um livro rápido, profundo, porém pouco detalhista (acredito que esta seja a proposta), que lhe passa diversos Insights sobre as melhores (de acordo com inúmeras referências coletadas) práticas da gestão da administração. Seja passando pela liderança, cumplicidade, networking, marketing, vendas e claro, Gestão.

Destaco os Capítulos 1, 3, 7, 9 e 10. São Insights valiosos e que não deixam de ser dicas boas de se lembrar no dia-dia da gestão. Existe uma coleção de referência, com mini-sinopses de cada referência lida, ao final do livro..

Ao longo do livro os autores lembram artigos de Theodore Lewitt, o famoso do artigo "Miopia de Marketing" que intue: "TODOS OS SILOS DEVEM CAIR E DAR LUGAR A UM SÓ PENSAMENTO QUE DEVE SER TANGILIZADO EM UM PLANO ESTRATÉGICO ÚNICO." (que é a que mais gosto). Como tantos outros. Além do pai da adminsitração: Peter Drucker.


Ambos autores refletem que a empresas de hoje devem adotar uma "filosofia orientada ao universo do cliente". Acredito que esata seja uma maneira de dizer que devemos orientar maiores estudos, pesquisas e P&D com o consumidor. É "a migração de sua orientação do produto para o universo do cliente". De uma certa maneira é o que queremos re-afirmar cada vez mais em campanhas e produções publicitárias. Não apenas estudá-lo, incorporá-lo ao processo.

Uma citação me chamou a atenção através de uma frase de uma professora da Harvard Business School, Shoshana Zyboff, autora do livro Support Economy - Why Corporations Are Failing, de 2002:
"É no abismo que agora separa os indivíduos e as organizações que estão os segredos para uma nova ordem econômica com vasto portencial para criação de riqueza e realização individual."
Atual né?
O livro, é recheado de testemunhos dos autores, diante de sua vida profissional e contatos com grande pensadores, líderes e empresários do management, como Peter Drucker, Jorge Paulo Leman e Edson Godoy Bueno. Sobretudo é um livro que te entrega 10 Insights para auto-reflexão. É um bom resumo, para quem quer profundidade, sem detalhismo.

Para finalizar escrevo aqui uma das minhas partes preferidas no capítulo dedicado a Gestão orientada por princípios, onde os autores defendem que é necessário que haja uma materialização dos conceitos de missão, visão e valores na empresas. Para isso sugerem a criação de uma lista de princípios para os funcionários saberem mais claramente como cada um pode contribuir. Nâo deixa de ser uma ferramenta de influência dos valores dentro da empresa. Diante de 3 perguntas:
  1. Qual é o seu papel na organização.
  2. O que não é tolerável naquele ambiente.
  3. Quais são as normas de conduta fundamentais.
Para reafirmar isso, em seu livro IBM - A business and its beliefs: The ideas that helped build IBM, Thomas Watson Jr, filho do fundador escreveu:
"qualquer organização, para sobreviver e alcançar sucesso, deve ter um sólido conjunto de princípios sobre o qual fundamente seus planos de ação."

Nenhum comentário: