domingo, agosto 02, 2009

Os profissionais hoje - A Geração Y

"...os profissionais de hoje não querem simplesmente mais dinheiro. Querem crescer. Querem mais conhecimento, treinamento e oportunidades. Querem poder: Querem que as coisas lhe sejam delegadas. Também querem mais equilíbrio em suas vidas. Os funcionários desejam ser bem tratados. Lembre-se de que grande parte da vida é passada no trabalho. Se conseguirmos que esse tempo se torne apenas um pouco mais agradável, todos se sentirão melhor, o que irá gerar mais confiança nos chefes. O resultado final será menos estresse para todo mundo. "
*Parte extraída do Livro "Café com Eficiência" de Chuck Martin.

Esta parte do livro foi retirada de propósito pois é um reflexo da realidade profissional que o mundo vive hoje. A vida profissional de hoje é uma mistura de várias gerações, cuja geração que vem dominando a forma como de lidar com os problemas e a vida, é a geração Y. A mais jovem, mas com maior poder de influência hoje.

Geração Y

Em matéria recente na HSM Management, precisamente na de maio/junho há um foco importante na Geração Y, a geração que vem tomando conta de forma estratégica nas empresas. Para explicar sobre essa geração é importante entender quem são:
A Geração Y é expert no uso de tecnologia; É influenciada pela web 2.0 (wikis, blogs, redes sociais etc) mantém fortes laços com as comunidades que são em geral virtuais; São pragmáticos e irreverentes; Desejam 'trabalhos com sentido'; Querem controle financeiro de suas vidas e defendem equilíbrio entre vida profissional e pessoal; Esperam feedback de todos no escritóri; Cresceu em um mundo dominado pela velocidade e imediatismo; o escritório é uma camisa de força e uma local que precisa provocar e estimular a criatividade; Nasceu num ambiente tomado pela diversidade e flexibilidade. (Nascidos depois de 1980 - ou Geração do Milênio)

Os pertecentes a Geração X mais que por qualquer coisa, pela mídia, e pela tecnologia; Querem passar mais tempo com os filhos e, por essa razão, trabalhar menos; São céticos e individualistas; Aprecisam a informalidade e a autoridade proveniente do mérito. (Acho que tem muitos jovens com este perfil atualmente). Preferem que não intervenham no seu trabalho. (São nascidos entre 1965 e 1980)

Os boomers, respeitam a hierarquias, são competitivos, idealistas e ambiciosos. Não vêem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional como fator decisivo. Tendem ao formalismo. (Nascidos entre 1946 e 1964)

E ainda temos os seniores, nascidos antes de 1946.

Estes 4 modelos de pessoas foram analisadas pela consultorias PricewaterhouseCoopers e a Ernst & Young, com o objetivo de identificar possíveis atritos gerados pelas diferenças de idades e pensamentos no mesmo ambiente e em que brecha cada geração atua na conquista de seu espaço. Desta análise surgiu a série relevisiva The Officeque retrata a vida dos funcionários frustrados de um escritório, The Firm. Nesta série interpretada pelos próprios funcionários da consultoria é um guia de como identificar atritos e soluções para impasses dentro do trabalho.

O interessante saber que os executivos mais jovens não se deixam impressionar pelo status que as outras gerações insistem em demonstrar. Dirigir uma empresa nao é prestígio se o preço é pagar dedicado ao trabalho. A cultura do Y é a mescla da idéia de desempenho, somada as variáveis de curto prazo.

Don Tapscott, lançou recenemente o livro "Grown Up Digital" resultado de estudo em que chegou a um modelo de como se deve lidar com profissionais da Geração Y, em 8 normas:

Repensar a autoridade, ser um facilitador, Redesenhar a estratégia de recrutameno, Redesenhar a estratégia de capacitação, Tirar proveito das Redes Sociais, Redesehar a estratégia de retenção de talentos e Liberar o poder dos jovens.

São atitudes interessantes práticas para lidar com esta geração. Como sou nascido na geração Y, vou terminar o post o mais breve possível, porém de forma concisa. Estudem seus funcionários, forneçam a eles subsídios para melhorar a criatividade dele. Esta geração pode não ser o chefe, mas tem uma visão bem ampliada do que é gerenciar alguma coisa.

3 comentários:

verena disse...

Paulo, mais uma vez um ótimo artigo. Resumiu muito bem as gerações, "Desejam 'trabalhos com sentido" me vi nesse trecho! =)

Anônimo disse...

orgulho

Aninha Furtunato disse...

Adoro ver um presente ser bem aproveitado!

Muito bom o texto!