segunda-feira, junho 23, 2008

Postos SAT já usam bandeira da ALE

Aos poucos, a empresa potiguar Satélite Distribuidora de Petróleo (SAT), começa a adotar em seus postos a bandeira ALE. Em Natal, dois dos postos que antes envergavam o azul e amarelo tradicionais da SAT (um na Avenida João Medeiros Filho, Igapó, e outro na Hermes da Fonseca, noTirol) já passaram a usar o vermelho e azul da bandeira mineira, com a qual a empresa potiguar se fundiu há cerca de três anos, criando a AleSat.

As alterações já fazem parte do plano de expansão da AleSat Combustíveis, sexta maior distribuidora do país. A empresa, que mantém sua matriz em Natal, decidiu, no final de 2007, adotar somente uma bandeira nos cerca de 1.200 postos da sua rede no Brasil. Depois de nove meses de pesquisas de opinião e desenvolvimento de branding (conjunto de ações ligadas à construção e gestão de marcas, que tem o objetivo de criar uma relação de valor entre marcas e pessoas), a companhia optou pelo nome ALE.

Inicialmente, cerca de 70 postos localizados nas capitais dos estados do Norte e Nordeste, que utilizavam a bandeira SAT, estão sendo convertidos para ALE. Até o final de 2009, toda a rede já deverá adotar a mesma programação visual. Para a unificação, estão sendo investidos R$ 21 milhões, incluindo mudança de layout dos postos e campanhas para o reposicionamento da marca no mercado. Em abril e maio, dois postos em Natal passaram a adotar a nova marca e, nos próximos dois anos, todas as mais de 100 unidades do Estado serão ALE. Até setembro de 2008, a companhia vai investir R$ 1 milhão para substituir a bandeira SAT pela ALE nos outros 20 postos da capital potiguar.

O objetivo da unificação das marcas após o processo de fusão é concentrar os esforços de marketing na consolidação do posicionamento da empresa. “Após um aprofundado diagnóstico, identificou-se que a marca ALE é a de maior potencial para acompanhar a nossa estratégia de negócios, por ser uma marca conhecida e alinhada à estratégia e à personalidade da empresa. Com a marca ALE, haverá, com certeza, uma consolidação e projeção ainda maior da companhia no mercado”, afirma o presidente da empresa, Marcelo Alecrim. Ele ressalta ainda a importância de um único nome e marca para alavancar a imagem da companhia e, consequentemente, fortalecê-la. “Estou particularmente feliz e honrado, pois o nome ALE forma as iniciais do meu sobrenome”, diz.

Investimentos
Para melhorar ainda mais sua logística no Nordeste, a AleSat Combustíveis está investindo cerca de R$ 10 milhões na primeira base própria de armazenagem de produtos da companhia no Rio Grande do Norte. A unidade, que será inaugurada em 2009, fica em Guamaré e tem capacidade para estocar 5,5 milhões de litros de combustíveis.

De acordo com Marcelo Alecrim, neste ano, a companhia pretende inaugurar no país 254 novos postos e ampliar a capacidade de investimento em logística, com abertura de sete novas bases e ampliação da frota. “Pretendemos investir, em 2008, algo em torno de R$ 100 milhões e as nossas vendas devem aumentar cerca de 15%”, diz o presidente. Em 2007, a companhia faturou cerca de R$ 5,8 bilhões.

Fonte: Diario de Natal

Nenhum comentário: