quarta-feira, abril 22, 2015

Valor é tanto o sentir, quanto o seu problema resolvido

Valor = é quando você gera ao público um sentimento de entrega valorizada, uma relevância, uma importância que transcende a troca de bens materiais, uma expressão de consideração, zelo ou outros fundamentos éticos em que o público considera importante em um relacionamento. Paulo Lima - Ideia de Marketing
Esta foi a definição que o Paulo Lima deu em seu grupo particular no LinkedIn sobre branding

Esta foi minha resposta abaixo.

"Muito bom Paulo!! Bem bacana. Dependendo da ótica que olhamos o tema, existem unidades de definição diferentes. Vou tentar escrever o que tá na minha cabeça.  Quero te lembrar que o valor existe além da ótica do consumidor (consumer value), ele é uma condição existente não apenas no cliente final, mas em toda cadeia produtiva. O valor é entrega e realmente vai além da troca de bens materiais (excelente!).

Desde Karl Marx, Adam Smith e outros vem evoluindo sua definição. Valor no fim, é contextual. Valor é como a beleza, cada um tem seu conceito. Ele varia conforme a situação. Então, como Peter Drucker comentou uma vez "O que os consumidores pensam que compra nunca é o produto. Isso é, sua utilidade, o que ele faz." Por isso que o Valor é subjetivo. Eu me arrisco a definir Valor como: 

a soma de bons sentimentos com solução de problema. Que pode ter variações e pesos diferentes conforme a situação.
Então, quando você define "valor como sentimento", faz sentido. Contudo para mim o sentimento por si só gera a consideração (que você bem fala) - ao meu ver, mas é a resolução de um problema - físico, emocional, psicológico, somada, que gera o valor."

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bacana, Paulo. Concordo e acrescendo um exemplo simples: conheço e admiro muito os valores transmitidos pela Apple, mesmo não tendo nenhum produto da marca! Abraço

Paulo Peres disse...

Opa Gabriel, bom lhe ver por aqui. Essa "relação à distância" que temos com marcas é importante, e mesmo que ela não resolva algo fisicamente, emocionalmente, talvez ela resolva psicológicamente, ou lhe traga 'bons sentimentos' em forma de boa percepção e expectativa.

Abraço!