Blog c/ pensamentos sobre: branding, planejamento, marketing, gestão e o dia-dia. ...Significado de abrandar: v.t. Tornar brando. Fig. Suavizar: abrandar mágoas. Serenar. V. i. Tornar-se brando, menos intenso
segunda-feira, fevereiro 06, 2012
Alongue o tempo da sua tecnologia com branding e serviços
Um artigo do Seth Godin, falando sobre o comportamento hoje de cada lançamento no segmento de tecnologia está cada vez mais curto, provocando um encurtamento cada vez maior do tempo do lançamento de um produto ou tecnologia até se tornar uma tecnologia "commoditie". (Lembra-se do GPS caríssimo?
Com a diminuição da velocidade de maturação de uma tecnologia dois fatores se tornam importantes para ter sucesso hoje: marca e um bom produto. Isso explica o fato de a Samsung desde 2001 começar pesadamente a investir em design de produto, brand experience, ganhando vários prêmios inclusive com um dos maiores designer da atualidade, o Yves Behar (que me parece que abraçou a causa-Samsung por ser também concorrente da IDEO, cliente da Apple).
Uma empresa de um segmento de tecnologia precisa ter cuidados - hoje em dia isso é bem forte, como a experiência do usuário (ux), independente do produto ser um sistema b2b ou um app. O importante é perceber pela ótica do uso pelo outro.
Existem caminhos que podem comprometer a curva de crescimento de um produto, como: dificuldade de distribuição, pouca capilaridade, parceiros fracos etc.Contudo, essas três ajudam a acelerar o Ciclo rapidamente: propaganda e produto ruim e mal atendimento. Patentear pode ser um caminho para se segurar? Acho que não muito. A Sony não conseguiu. Por isso destine tempo a saber onde você está deixando de crescer.
Não adianta. Produto ruim não sobrevive. Certo, mas existem outras opções além da propaganda/design para atrapalhar. Primordialmente é a estratégia, que se não for bem desenvolvida poderá forçar o produto a se commoditizar. Então, estratégia ruim e sem relevância? É melhor você já saber que a pressão vai aumentar.
Contudo, nesta guerra, o que percebemos cada vez mais é a preocupação com a marca. Fazer branding hoje em dia é um trunfo que muitos não percebem. A importância de se estudar e se aprofundar na forma como a empresa é, como ela se relaciona e como ela se diz quem ela é, é importante para criar isso. E isso a Samsung vem ganhando muito. Reinventou-se. Igual ao fenômeno HTC.
Ótica dos Serviços
Quem imaginaria que a Microsoft nem conseguiria entrar numa briga em anos passados? Ainda mais da notícia que apenas o mercado do Iphone é maior que o faturamento da Microsoft (Apple's iPhone Business Alone Is Now Bigger Than All Of Microsoft). É impressionante o dado. E percebe como apesar do modelo de lançar modelos do Iphone 'nunca-prontos' sempre capengas de alguma coisa, ela mantem-se com um modelo que me permite usar o Iphone 3G com o IOS mais novo, adiando assim a curva do descarte do aparelho e fidelizando o cliente em serviços Itunes etc. Se percebermos assim, Apple não é uma empresa de produto, mas poderia ser apenas de serviços - que vende produtos. Como o Google não é de busca, mas de publicidade.
Então, Branding e estratégia são importantíssimos, mas eu adicionaria outro componente interessante para observarmos adiando o descarte da tecnologia em aparelhos: Transformar seu produto em um serviço.
Chesbrough o autor do momento de inovação fala em diversos livros sobre a importância dela, mas em seu último Open Services Innovation (que estou lendo no momento) ele realça que incorporar o service - de serviço dentro da estratégia da empresa, saindo do Modelo de Cadeia de Valor do Michael Porter - segundo o autor, voltado para produto, favorece que o uso nunca termine segurando o cliente. Ou seja, não transformar a oferta de um serviço como a última etapa da criação de uma estratégia, porque você pode perder o cliente pelo produto (ou só tê-lo uma vez), pode ser uma maneira lucrativa de ganhar lateralmente.
Portanto, se você trabalha com tecnologia, ofereça serviços e observe a experiência junto ao consumidor. Mantenha a promessa da entrega, mas não seja necessariamente Product-Driven Business. Seja mais Customer-Driven Business ou Brand Driven Business. Por que oferecer um produto ou serviço passa antes da observação: O que nós fazemos de melhor? Depois é "só" encontrar melhores estratégias para alavancar a curva de experiência.
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