sexta-feira, abril 16, 2010

Clientes mudam mais rápido que empresas | 6 dicas da TESCO

São os clientes hoje que ditam o que as empresas devem fazer e não a concorrência.

Existe uma máxima no marketing, criada por Al Ries - que ainda hoje permanece viva, de que "Se você não se posicionar, o mercado vai te posicionar." trocando em miúdos seria: se você não disser quem você é o mercado fará isso por você. Pois bem, esta realidade está (e continua) em voga, porém o gerador da mudança é o hoje o consumidor e não a concorrência.

No World Business Forum 2008, organizado pela HSM Management, Sir Terry Leahy, Presidente da Tesco - maior varejista da Europa e terceiro maior grupo de varejo mundial, falou uma coisa que me chamou a atenção: "Clientes mudam mais rápido que empresas." Esta afirmação é extremamente relevante (já era) quando vivemos na era do acesso livre as informações, das redes sociais, da busca do compartilhamento, sobretudo do poder que hoje o consumidor tem - O PODER SAIU DAS MÃOS DAS EMPRESAS! Isso percebido, lhe traz de volta ao controle do negócio, como Terry fala.

Além disso, isso me recorda a necessidade das empesas terem processos e pensamentos cada vez mais voltados ao pensamento flexível e descentralizado, altamente voltada ao consumidor. Marco Zanini diz em seu texto: "Com o aumento da aplicação intensiva do conhecimento nos processo produtivos, criatividade, inovação, liderança e gestão de equipes de alto desempenho tornam-se tarefas atribuídas aos mais diversos níveis hierárquicos, o que pode representar um grande diferencial competitivo numa época em que a inovação organizacional deixa de ocorrer de forma centralizada...", só reforça o fenômeno atual de "analista de redes sociais", de ações que integrem o consumidor dentro do processo produtivo da empresa, de pesquisas cada vez mais constantes de satisfação e testes-de-conceito realizadas pelas agências de publicidade.



É um conceito que pode parecer óbvio, mas que precisa se integrar dentro do board da empresa e para isso, temos que trazer para a realidade da comunicação também. Temos - nós publicitários, criar planejamentos, criações, estratégias que envolvam o cliente e que sejam relevantes. Deixando-os participantes. Essa participação criará lealdade e por assim, o consumo e a indicação.


LEALDADE = INDICAÇÃO


Então, o Presidente da Tesco deixa dicas como:
  1. São os clientes que estabelecem as prioridades, a estratégia. E não a concorrência.
  2. Sempre faça as coisas simples - Não confunda "Simples" com "Fácil". Simplicidade sempre.
  3. Implementaçao é tão importante quanto estratégia - se sua estratégia estiver apenas no papel, ela sempre será um pedaço de papel.
  4. Pense Localmente
  5. Em tempos de mudança, nós (empresas) temos que mudar. - Não fique preso a planos, previsões e estimativas, baseadas no ano anterior. Pense no mundo como ele está ou como você gostaria que fosse.
  6. Confie nas pessoas. - Permita-lhes correr riscos, a inovar e experimentar. Dê a chance dele fazer parte da (sua) equipe.
Fonte: images aqui e HSM MANAGEMENT

Um comentário:

Jeferson Cardoso disse...

Paulo, pensei em uma maneira de falar e homenagear a todos que tanto vêm me incentivando com o carinho e apoio que me doam.
Escrevi uma crônica pensando em nós blogueiros. Falei sobre o que penso ser o blog para nós. Você pode concordar ou discordar; pode também acrescentar; mas não deixe de opinar. Leia e entenderá por que a sua opinião é indispensável para mim e para todos blogueiros.

Abraço do Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com