segunda-feira, dezembro 07, 2009

A liberdade como valor das empresas e pessoas

Ao analisar a história da Comunicação desde uma época pós Woodstock, acredito que algumas empresas (como pessoas) abriram a mente para uma forma nova de se expressar para a massa, inserindo valores comportamentais dentro do cerne das empresas. Acredito que foi um fato que libertou ou foi visto como um forma de abertura para novos parâmetros conceituais e identitários nas empresas.

A partir do surgimento de um sentimento novo nas pessoas, os gerentes de marketing começam a inserir esta característica em suas empresas, seja por uma identificação com sua missão e/ou essência ou apenas um "surfe na tendecia", mas independente disso, esse sentimento vem se renovando a cada abordagem. E aqui tomo como exemplo a Pepsi, mas poderia citar outras empresas.

A Pepsi veiculou um jingle em 1973 que certamente poderia ser veiculado hoje com a campanha “Energy” que deu lugar ao “Refresh Everything”. Curiosamente vivemos num momento único na história empresarial e da comunicação, onde a liberdade hoje deixou de ser um conceito ideal e se tornou uma ordem no mundo contemporaneo-digital.


A campanha do Obama ressurgiu com este conceito, adormecido pelos governos anteriores. A liberdade pela linguagem, pela Comunicacao, pela integração, pela alegria e segurança em fazer uma liberdade com seguranca, alertou uma nova onda que é vista com os profissionais de fotografia, de ilustração, de publicidade, ambientalistas e na comunidade cientista.

O ser humano sempre procurou a liberdade como maneira de combater seus próprios medos e suas barreiras. Ela se renova como o conceito, com a entrada de novos governos ou grandes acontecimentos, mas nunca é esquecida. É do ser humano, portanto, está nas empresas.

Será que sua empresa é partidária da liberdade? O que você acha da liberdade no ambiente de trabalho? Você acha que ambientes como o Google, Microsoft, Twitter, que respiram a tecnologia e essa integração personalizada são características de empresas que utilizam a liberdade ao seu favor, em seu negocio e em sua conduta? Você acredita que comunicar liberdade hoje está demodé?


Somos libertários e queremos estar sempre livres pra sermos mais do que não conseguimos ser no dia-dia. Sendo livre, sendo colorido, sendo multifacetado.


O desafio hoje, é em encontrar uma forma de comunicar essa liberdade cada vez de uma forma diferente e criativa. E comunicar esta liberdade, essa essência de cada empresa na comunicação é um desafio uma vez maior em um mundo de excessos.

Abaixo tem um podcast da EBAPE/FGV, intitulado "A Identidade é uma calça velha, azul e desbotada" que ajuda a clarear o que estou falando sobre liberdade.

Podcast [16:52m]: Esconder player | Download

Mais: aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello !.
You re, I guess , perhaps very interested to know how one can manage to receive high yields .
There is no initial capital needed You may begin to receive yields with as small sum of money as 20-100 dollars.

AimTrust is what you thought of all the time
AimTrust represents an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.

It is based in Panama with structures around the world.
Do you want to become an affluent person?
That`s your choice That`s what you wish in the long run!

I`m happy and lucky, I started to take up income with the help of this company,
and I invite you to do the same. It`s all about how to select a proper companion utilizes your money in a right way - that`s the AimTrust!.
I make 2G daily, and my first deposit was 1 grand only!
It`s easy to join , just click this link http://lisaqybos.builtfree.org/nemymif.html
and go! Let`s take our chance together to get rid of nastiness of the life