quarta-feira, dezembro 28, 2011

Sustentabilidade 2.0 - TerraForum

As redes sociais oferecem recursos para a difusão de ideias, posicionamentos, notícias e rumores de modo quase instantâneo. Fatos e boatos (negativos ou positivos) ganham as vias expressas da Web 2.0 em uma velocidade espantosa e alcançam dimensão nacional e global, trazendo impactos algumas vezes irreversíveis. É cada vez mais difícil ocultar dados ou comportamentos que sejam incoerentes com os discursos das organizações.

Essa realidade apenas reforça a necessidade de que as organizações sejam elas empresariais, governamentais ou da sociedade civil, não somente assumam atitudes sustentáveis de forma mais ampla, como também se ocupem de desenvolver estratégias de relacionamento por meio das redes sociais em uma perspectiva contínua, visando prestar contas à sociedade e, principalmente, engajar seus stakeholders nos temas e iniciativas que lhes sejam particularmente importantes.

Abordagens 2.0

As iniciativas relacionadas à sustentabilidade presentes na web se estruturam de formas bastante diversificadas. A perspectiva colaborativa se manifesta por meio de diferentes ferramentas, desde blogs e fóruns, a ratings, microblogs e outros.

Ao analisar as tendências e casos mais relevantes relacionados à sustentabilidade, com enfoque nas redes sociais e ferramentas 2.0, foi possível agrupá–los, de modo geral, em dois grandes grupos:

1. As redes sociais como Instrumento de Mobilização e Conscientização

2. As redes sociais como Viabilizadoras de Ações Concretas de sustentabilidade

Considerações Finais A Sustentabilidade 2.0 é uma realidade cada vez mais presente nas redes sociais. Neste contexto, toda a população, assim como empresas líderes, organizações da sociedade civil e governos têm a oportunidade de assumir papéis protagonistas e de utilizar as soluções tecnológicas da Web 2.0 para intensificar o efeito alcançado por suas ações, viabilizando o desenvolvimento numa perspectiva sustentável.

As tecnologias e práticas aqui expostas devem ser compreendidas como ferramentas para a transformação de comportamentos sociais. Por isso, os aspectos técnicos são, nesse estudo, apenas viabilizadores. A sustentabilidade, como estado desejável a ser atingido, pode ser intensificada com a educação, a integração de agentes e a mobilização por meio das redes sociais. Os casos selecionados reforçam a nossa convicção que iniciativas digitais podem gerar transformações reais.

fonte: http://tinyurl.com/cprpvoo

Nenhum comentário: