segunda-feira, dezembro 22, 2008

O poder de um bom título

Este últimos dias venho lendo bastante Kotler e numa passagem do livro chamada Estratégias Criativas, me chamou bastante atenção. Nesta passagem, enfoca a importância em se ter um bom texto para a campanha que demonstre bem o objetivo principal de marketing, que pode ser dividido em: lançar um produto, reforçar, manter ou divulgar.

Tendo em vista que a mensagem em um texto publicitário é de grande importância para posicionar o produto/serviço, Kotler divide as mensagens em Apelos Informativos e Apelos Transformativos. Os informativos referem-se a apenas ao fato de anúncios que mostram produtos que solucionam o problema, demonstram o produto (XYZ, resiste a chuva e a neve), Comparação de produto (João Supermercado, aqui os preços são melhores que no Zé Market Place) ou testemunhais com pessoas desconhecidas ou celebridades.

Já os Transformativos quando bem conduzidos, baseiam-se em um benefício ou imagem não relacionada ao produtos. Como o tipo de pessoa que usa a marca (HIG - Para pessoas com estilo; VW - Procuram-se Motoristas) ou que tipo de experiência o consumidor recebe ao usar a marca ( Bermudas BeachBit - Fique peixe).
Claro que estas mensagens são criações de um publicitário engraçadinho, mas servem para ilustrar no mercado. Abaixo exemplos:

  • Apelos informativos
Seamless lingerie.


  • Apelos Transformativos

Esta última da Audi, o que vocês acham?

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