quarta-feira, novembro 19, 2008

Blind-teste da McDonald´s no Japão

A McDonald´s para lançar o novo hambúrguer Quarteirão com Queijo, descaracterizou todo o PDV no Japão retirando qualquer traço visual dos arcos e das cores da marca americana. O teste da marca é uma oportunidade de verificar a força da marca e do produto perante a mente e paladar dos consumidores. Fotos aqui. Duas lojas no Japão, localizados em dois bairros Fashion de Tóquio, o Omotesando e Shibuya East, foram as cobaias. O Ambiente é totalmente moderno e com poltronas Le Corbusier, criando uma atimosfera lounge.
É uma maneira interessante de desconstruir o efeito da marca e sua poisção na mente dos consumidores. E o mais interessante é que nestes restaurantes-teste, só serão vendidas duas opções de Hambúrguers, o Quarteirão com Queijo e o duplo quarteirão. "Queremos que as pessoas descubram um grande sabor e que não liguem para quem está produzindo", afirma um porta-voz do McDonald's.
O que me deixa curioso é ver que existem esse fenômenos na McDonald´s de experimentação de PDV. Realmente isso só se pode fazer com marcas bem fortes e que mantém um posicionamento firme, no entanto, ao longo de alguns anos a empresa do Ronald vem explorando novos layouts para suas lojas. Acredito que haja algum movimento interno nos próximos anos de mudança de posicionamento, que começou com a inserção de produtos mais saudáveis no cardápio. Acredito que eles começarão um processo de segmentação por ambientes, oferecendo para cada público o mesmo produto, porém em ambientes diversos.

Um comentário:

Sylvio R. disse...

"Queremos que as pessoas descubram um grande sabor e que não liguem para quem está produzindo."

Essa é a típica afirmação da boca pra fora. O McDonald`s não fabrica os sanduíches mais gostosos do mundo. Todo mundo conhece uma lanchonete na sua cidade que faz sanduiches maravilhosos. Não é uma opção válida para uma empresa como a McDonald`s estimular o nível de exigência do consumidor quando se tem várias outras opções tão boas quanto.

O ponto forte do McDonalds não é o sabor, é justamente todo o resto que envolve a marca.